Para quem lê histórias em quadrinhos, o Homem-Aranha é um personagem imprescindível para o Universo Marvel. O sucesso dos quadrinhos o levou para as telonas e das telonas, o aracnídeo veio parar nos consoles. Em Marvel's Spider-Man (PS4), entramos na pele de Peter Parker, um jovem brilhante com uma tarefa bem complicada: salvar pessoas dos mais variados perigos em Nova York. Mas como essa história se envolve com as ideias de Joseph Campbell e Christopher Vogler?
Originalmente, Campbell desenvolveu 17 pontos para a construção da jornada do herói e, posteriormente, Vogler reduziu esse número para 12. São eles:
1. Mundo comum
Peter Parker cresceu sem a presença dos pais. Criado por seus tios, Ben e May Parker, o garoto sempre teve que aprender a se virar desde cedo. Mais tarde, ele é picado por uma aranha radioativa e recebe poderes para se tornar o Homem-Aranha. A realidade de Peter é fria e perigosa e ele sabe os perigos que o aguardam. Esse ponto nos leva ao segundo item.
2. O chamado à aventura.
É a partir desse item que a jornada de Peter começa. Ele entende seu dever quando se depara com o Rei do Crime e posteriormente com perigos ainda maiores dentro do game, sempre com a ajuda de suas parceiras de heroísmo Mary Jane (jornalista) e Yuri Watanabe (policial).
3. A recusa do chamado
Esse talvez seja o item mais discrepante nessa jornada. Peter Parker, em nenhum momento recusou ser quem ele é. Contudo, sentiu medo, insegurança e por diversas vezes se perguntou se era mesmo capaz. Nosso herói chegou a pontos cruciais em Marvel's Spider-Man e nos fez chorar em diversos momentos.
4. Encontro com o mentor
O doutor Otto Octavius se prova um grande cientista e é a principal inspiração de Peter. Contudo, o rumo da relação de Otto com o poderoso Norman Osbourne consumem o cientista e leva Peter à um desgaste emocional e físico gigantesco.
5. A travessia do primeiro limiar
Quando Otto decide criar seus poderes para se vingar de Norman, surge o Doutor Octopus. Com Otto arquitetando seu plano de vingança contra o magnata, os antigos inimigos de Parker surgem para confrontar o cabeça de teia.
6. Provas, aliados e inimigos
Os planos de Otto enquanto líder do Sexteto Sinistro (Doutor Octopus, Electro, Senhor Negativo, Rhino, Scorpion e Abutre) é bem claro: levar Norman e Nova York ao caos. Peter se encontra em apuros e conta com a ajuda de Mary Jane e Miles Morales (plot twist, hein?) para seguir com os planos em deter os vilões.
7. Aproximação da caverna secreta.
Peter fica à beira da morte ao confrontar o Sexteto Sinistro. Esse o momento de maior tensão no game: será que Peter conseguirá deter 6 vilões? Ele sai gravemente ferido da batalha e volta a ter seus medos na cabeça.
8. A provação
Esse é o momento chave da jornada de Peter Parker. Após ser salvo da batalha com o Sexteto, o herói decide que precisa pôr um fim às atrocidades do grupo maléfico. Ele está disposto a tudo para salvar a cidade e, mesmo não estando recuperado de seus ferimentos, decide confrontar os vilões novamente.
9. A Recompensa
Parker, nesse momento da história, precisa estabilizar seu relacionamento com Mary Jane. Há diversos conflitos entre os dois e para que o Sexteto seja impedido, eles devem trabalhar juntos. Essa, definitivamente, é a recompensa de Peter, mesmo que em um primeiro momento ela não seja tão boa assim.
10. O caminho de volta
Peter consegue derrotar 5 integrantes do Sexteto Sinistro. Os desafios o transformaram em um herói ainda mais maduro. Tudo leva a crer que o plano do Doutor Octopus vai ser facilmente derrotado sem seus aliados. Aí é que você se engana, caro leitor.
11. A ressurreição
Octavius desenvolve seu plano com maestria e quase dissemina o caos em Nova York de forma permanente. A determinação de Peter em confrontar seu mentor se torna uma grande aliada para o nosso herói.
12. O retorno com o elixir
Chega o grande embate do Homem-Aranha. Uma briga entre aranha e polvo. Aluno x Mentor. Peter mais uma vez chega ao limite para impedir que Otto destrua Nova York. Nosso herói se prova cada vez mais capaz de defender aqueles que ama e aqueles que mal conhece. O desafio é pesado e o fardo de Peter é colocado a prova nesse capítulo do jogo. Contudo, o desfecho é, de certa forma, positivo para o nosso herói.

A construção narrativa de Marvel's Spider-Man (PS4) é desafiadora e propõe ao jogador uma experiência única e incrível.
Entenda a "Jornada do Herói" em Spider-Man (PS4)
Reviewed by Gabriel Leme
on
13:21:00
Rating:

Nenhum comentário: