A nostalgia de Harvest Moon: Friends of Mineral Town

Sou gamer e amante de jogos, sejam eles em PC ou consoles, desde que me entendo por gente. Ganhei meu primeiro console, um Super Nintendo, quando eu tinha 4 anos, e hoje, aos 19, prefiro jogar em computador por uma série de motivos que não vêm ao caso agora. E dentre todos os jogos de simulação que já tive o prazer até hoje de jogar, tem um que merece muito o destaque, Harvest Moon: Friends of Mineral Town.

Cuidar de uma fazenda nunca foi tão divertido.

Harvest Moon: Friends of Mineral Town é um game da franquia Harvest Moon, produzido pela Natsume Corporation e desenvolvido especialmente para GameBoy Advance. A história do jogo não é uma grande novidade ou inovação, mas é cativante e convincente o suficiente para iniciar a jornada. O personagem principal (cujo nome é escolhido pelo player) vai passar uns dias no campo e, ao se perder dos pais, é encontrado por um velho, dono de uma fazenda na cidade de Mineral Town. Mesmo voltando à sua cidade-natal, o personagem principal mantém contato com o velho por carta, porém, um dia o velho morre e o personagem principal herda sua fazenda, já que o mesmo não possuía filhos.

Capa do jogo exclusivo para GBA.

Assim, inicia-se uma aventura para restaurar a fazenda e fazê-la prosperar. Eu me lembro que na primeira vez que joguei, dei o nome do personagem de Douglas e nomeei a fazenda de Douglas’ Farm. Uns dias após o início do jogo, você recebe um cachorro ainda filhote. A ele, dei o nome de Rex (originalidade pra quê, né?). No jogo, além de plantar e colher, você ainda pode comprar animais como vaca, ovelha e galinha para ganhar dinheiro também com leite, lã e ovos. Você ainda recebe um cavalo para cuidar até ele ficar adulto (e se você cuidar bem dele, o dono te dá de presente). Ao cavalo, eu dei o nome de Pé de Pano.

O protagonista em meio à plantação tomada por escombros.

Outra coisa que eu sempre fazia em todos os meus saves era me casar com a Karen. Veja, o jogo te permite explorar não só a fazenda, mas também toda a cidade de Mineral Town e seus arredores. Consequentemente, você conhecerá os habitantes da cidade e suas histórias. No game, constituir família também é objetivo (se for pra morrer sozinho, a vida real já está aí pra isso). Em Friends of Mineral Town temos seis personagens que são “casáveis”: a deusa da colheita, Popuri, Karen, Elli, Mary e Ann. E se você não se casar com nenhuma (ou demorar demais para fazer isso), elas, exceto a deusa, serão desposadas por outros caras, os seus rivais. São eles: Kai, Rick, Doctor, Gray e Cliff.


Uma das personagens “casáveis”, Karen

Claro que seria totalmente frustrante você plantar e colher tanta coisa boa somente para vender. Falando com o marceneiro da cidade, Gotz, você pode expandir sua casa e construir uma cozinha. Você também pode adquirir eletrodomésticos através do telefone do Doug, dono do único bar da cidade, e usá-los para fazer as receitas. Na minha geladeira, só tinha biscoitos de chocolate porque era a única coisa que eu sabia fazer. Só fui aprender a fazer outros pratos através de detonados na internet. Ah, uma coisa que vale a pena salientar é que eu joguei Harvest Moon através de emulador de GBA. E a existência de tal recurso foi, pelo menos na época, um fator de peso para a difusão dos jogos dessa plataforma aqui no Brasil (a franquia Pokémon que o diga).

Para finalizar, eu gostaria de falar um pouco sobre os eventos. Em Harvest Moon, temos festivais que ocorrem ao longo de todas as quatro estações (o tempo no game não é dividido em meses, mas sim em estações). Na primavera, temos o Festival de Ano Novo, o Dia de Ação de Graças da Primavera, a Corrida de Cavalos e o Festival de Culinária. No verão, temos o Dia da Praia, o Festival de Galinhas, o Festival de Vacas e o Festival de Fogos de Artifício. No outono, temos o Festival de Música, o Memorial da mãe de Ann, o Festival da Colheita, o Festival da Lua Cheia, a Corrida de Cavalos, o Festival de Ovelhas e o Festival da Abóbora. E finalmente, no inverno temos o Pedido de Inverno, o Dia de Ação de Graças do Inverno, o Festival da Noite Estrelada, o Festival de Estoque e o Festival de Fim de Ano. Cada festival tem acontecimentos e funcionam de maneira diferente. Por exemplo, o Festival da Abóbora funciona como o Halloween, e nesse dia, crianças vão à sua fazenda pedir doces. Já no Festival da Noite Estrelada, os moradores de Mineral Town se reúnem na praia para ver o céu estrelado.

De cima para baixo temos o Prefeito Thomas, o Gourmet, e o Doug, no Festival de Culinária

Enfim, limpar e reconstruir a fazenda, expandi-la, plantar e colher, cuidar de animais, pescar, cozinhar, casar e ter filhos. Fora minerar, explorar o bosque fora da cidade, conversar e conhecer os habitantes de Mineral Town. Harvest Moon é um jogo (e uma franquia) quase obrigatória para todo e qualquer fã de jogos retrô.
A nostalgia de Harvest Moon: Friends of Mineral Town A nostalgia de Harvest Moon: Friends of Mineral Town Reviewed by Douglas Lucena on 14:40:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.