Desde 2015 que se arrasta um processo na corte holandesa envolvendo a desenvolvedora e produtora de um dos jogos mais jogados do mundo, League of Legends, a Riot Games e o ex-jogador de futebol profissional Edgar Steven Davids.
No referido ano, um advogado do ex-futebolista neerlandês, enviou uma carta a Riot pedindo que retirassem a skin do League of Legends devido ao uso indevido da imagem. Porém, a Riot respondeu com um processo na suprema corte da Holanda.
Com o nome de “Lucian Atacante”, ou “Striker Lucian” em inglês, a skin lembra e muito o jogador de futebol: o uso dos óculos, as feições do rosto e até o cabelo são parecidos.
![]() | |
|
A skin em questão foi lançada em conjunto de outras skins para outros personagens, como o Alistar, Twisted Fate, Gragas e Maokai. Juntas, fazem parte de uma coleção de skins em comemoração à Copa do Mundo de 2014.
![]() |
Lucian Atacante, Twisted Fate Árbitro, Alistar Zagueiro, Maokai Goleiro e Gragas Fã de Carteirinha |
Agora em 2017 finalmente saiu parte do veredicto: a empresa foi condenada a pagar uma indenização e o juiz do caso decidiu, também, que o holandês tem o direito de impedir o uso gratuito de sua imagem, já que possui uma “popularidade rentável”.
A quantia a ser recebida pelo holandês será calculada com base nas vendas da skin. O magistrado ordenou que a desenvolvedora divulgue os números totais sobre a comercialização de "Striker Lucian". "Temos que esperar a Riot Games sobre as vendas e os lucros obtidos com o personagem, mas sabemos que trata-se de um jogo popular em todo mundo", disse o advogado de Davids à revista holandesa QUOTE.
Mesmo a Riot alegando que “a skin possuía como temática a Copa Do Mundo”, um determinante para o ganho de causa a Davids foi um antigo tweet de uma ex-funcionária da desenvolvedora do League of Legends, o qual dizia que a skin foi de fato inspirada no jogador.
Um fato curioso nesse caso é que o próprio Davids, em 2014, também pelo Twitter, agradeceu a empresa pela “homenagem”.
Ex-jogador de futebol profissional processa Riot Games
Reviewed by Douglas Lucena
on
23:18:00
Rating:

Nenhum comentário: